MEDIA

Romulo Neto Arquitetos
Romulo Neto Arquitetos

Hotel Rural, por Rómulo Neto

ArchDaily, Maio 2017
DDo arquiteto. O conceito foi ancorado na relação de três palavras: HOMEM (sujeito ativo) - HISTÓRIA (elemento de construção da sociedade) - OBJETO (produto criado). A história é a nossa identidade e caracteriza a evolução da sociedade e o crescimento urbano. A presente construção sofreu modificações físicas e programáticas, em concordância com as épocas. A edificação da referida “Casa” remonta ao séc. XVIII, 1776, sendo pertence de um clérigo, Adelino Araújo, que recolheu a um convento próximo de Espinho onde veio a falecer.

Para além das características arquitetônicas que o edifício apresenta, o seu beiral é em laje granítica, janelas trabalhadas, com conversadeiras, a sua grandiosidade que já teve 14 quartos, salas, cozinhas, adegas, lagar de vara, estábulos, eira e Casa dos Cereais, o local é Paradisíaco, convidativo para repouso e lazer, não faltando um curso de água límpida e uma mini-hídrica perto, onde no rio acima se pode descansar a cana… Reorganizamos a casa antiga, e introduzimos 7 quartos, todos eles com valências e composições distintas, dado que todos os espaços apresentavam formas diferentes. Além da requalificação da casa, introduzimos uma ampliação, com 11 quartos e serviços de apoio, capaz de interagir diretamente com o corpo existente, ou seja, há um espaço central de ligação entre as duas construções. Existe um átrio distributivo, que fará acesso entre blocos e disporá de iluminação superior, determinando a interligação entre todos os espaços.

A construção do edifício a implantar concilia o moderno com o clássico, apesar de que, a intenção é oferecer duas atmosferas diferentes, onde o hóspede pode optar por pernoitar, num quarto moderno minimalista, ou num quarto de estilo clássico. O acesso, para três dos quartos da casa existente, efetuar-se- á pelo pátio comum a todos, uma solução adotada, uma vez que tínhamos restrições em termos de adaptação do programa. Existem também três quartos por de cima do restaurante que criarão, dentro de quem o habita, um ambiente de movimento e dinamismo, com constante comunicação ao "passado".

Oito dos quartos são identificados individualmente, apesar de serem iguais, existem para cada um deles um jardim que os encerra, e em cada jardim será plantada uma árvore diferente, para que os possa caracterizar. São virados a nascente e têm diante deles um ambiente tranquilo e natural. A zona de piscina e balneários foi colocada no extremo norte do terreno, uma vez que assim conseguimos ter privacidade para quem usufrua destes serviços.
Ler notícia completa
Romulo Neto Arquitetos
Romulo Neto Arquitetos